PUB
Recheio 2024 Institucional

“Idadismo”: o livro que ensina a “viver positivamente o envelhecimento”

“Idadismo”: o livro que ensina a “viver positivamente o envelhecimento”
Através de uma compilação de textos elaborados por vários autores ligados à área da saúde, “Idadismo – Prioridade na Construção Social da Idade” surge como “um manifesto contra o preconceito perverso” que existe em relação ao processo de envelhecimento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Despertar a reflexão sobre a construção de uma cultura gerontológica que permita contribuir para edificar um futuro mais solidário e mais humano é o grande objetivo do livro “Idadismo – Prioridade na Construção Social da Idade”, lançado esta quarta-feira, na cidade do Porto, fruto de uma compilação de textos de autores ligados a diversas áreas da saúde.
Em declarações à Viva, Cláudia Moura, professora universitária e autora principal da obra, explicou que, mais do que uma oportunidade aproveitada, a iniciativa representa “um compromisso”. “Este livro surge do compromisso que cada um dos autores manifesta perante o desafio que é estabelecer condições e conhecimento na Intervenção técnica no processo de envelhecimento, que é uma prioridade”, esclareceu. Ao longo de cinco capítulos, o livro retrata a questão do idadismo, “que é um conceito atual, que nasceu exatamente deste contexto social e cultural característico, que a todo o custo quer que sejamos jovens toda a vida”. Assim, segundo apontou a responsável, o manual é, “no seu conteúdo, um ‘contra idadismo’, ou melhor, um manifesto contra este preconceito perverso, desenvolvendo argumentos, informações e conhecimentos que pretendem desconstruir a ideia nefasta sobre a idade e os mais velhos”. Os autores da obra assumiram, desta forma, o desafio de disponibilizarem ferramentas que permitam compreender os processos de envelhecimento, para que o passar do tempo seja vivido de forma positiva.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer