PD - revista Sabe Bem

Houve 74 denúncias de violência do namoro em 2019

Houve 74 denúncias de violência do namoro em 2019

Esta sexta-feira, 14 de fevereiro, celebra-se o Dia dos Namorados e o Observatório da Violência do Namoro aproveitou a data para anunciar as situações de violência de namoro vividas diretamente ou testemunhadas por terceiros ao longo de 2019.

Ao todo, foram 74 os casos denunciados, o que corresponde a uma média mensal de cerca de 6,2 casos, avança a Agência Lusa, citada pela Rádio Nova.

Segundo a informação divulgada, embora as denúncias tivessem decrescido em relação a 2018, onde foram reportados 128 pedidos de ajuda, os casos agora denunciados apresentaram maior gravidade.

O Observatório da Violência do Namoro indica que “38 denúncias foram efetuadas por ex-vítimas, 28 por testemunhas e oito por atuais vítimas”.

Além disso, os dados mostram ainda que em 77% dos casos os agressores são namorados atuais das vítimas; em 12,2% as vítimas foram alvo de ameaças de morte; 13,5% das vítimas necessitaram de receber tratamento médico e 1,4% foram hospitalizadas em consequência da vitimação sofrida.

Os ciúmes e problemas mentaais do agressor foram as prinicipais causas de violência, com 70,3% e 40,5%, respetivamente, dos casos reportados por essa razão. Contudo, muitos surgiram também devido a “problemas familiares do agressor (25,7%), da conduta da vítima (23%), da influência dos amigos (18,9%), do consumo de álcool ou de outras substâncias por parte do agressor (14,9%) e de dificuldades económicas de quem agrediu (13,5%)”.

Na informação divulgada, a Rádio Nova destaca ainda que “71 denúncias foram efetuadas por mulheres e três por homens” e que 51,4% dos crimes ocorreram no Porto.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.