PUB
CIN - Branco Perfeito

Hospital de São João prepara-se para usar “capacetes respiratórios”

Hospital de São João prepara-se para usar “capacetes respiratórios”

Os profissionais do Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) estão a receber formação para manusear “capacetes respiratórios” na ventilação de doentes com covid-19, avançou o Jornal de Notícias. 

Designado “Helmet”, o aparelho, bastante utilizado na primeira vaga da pandemia de covid-19, em Itália, é, de acordo com Nélson Pereira, coordenador da equipa covid do SU do São João, “muito interesse nos doentes covid-19”, motivo pelo qual é fundamental “dar formação a estes profissionais”. 

Tratando-se de um equipamento recente, o responsável explicou, em entrevista à Agência Lusa, que este se “enquadra numa capacidade alargada de resposta do hospital”, quer de planeamento como de antecipação das necessidades. “Desde a primeira vaga que assim vimos procedendo —, nesse contexto de antecipação, seria displicente não proceder à capacitação de todos os profissionais que podem vir a utilizar este equipamento, e é o que estamos a fazer neste momento”, assinalou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

 “O Helmet, dispositivo de origem italiana, permite administrar oxigénio em altas concentrações, ao mesmo tempo que fornece uma pressão positiva durante a inspiração e a expiração que é muito importante neste tipo de pneumonia, em que os alvéolos pulmonares estão, por assim dizer, mais rígidos, e que precisam desta pressão para se expandirem e facilitarem a oxigenação e as trocas gasosas do oxigénio pelo dióxido de carbono que normalmente acontece nos pulmões”, explicou ainda. 

Recorde-se que os números de infeção por covid-19 em Portugal crescem a um ritmo galopante, registando o país, atualmente, um total de 88.854 casos ativos. O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde revelou um aumento de 6035 casos nas últimas 24 horas, tendo sido o terceiro dia consecutivo em que o país registou mais de seis mil casos. 

O Norte continua a ser a região mais afetada pela pandemia, com 4.022 novos casos e 44 vítimas mortais desde domingo, das 76 registadas em todo o país. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem