
Um estudo da consultora OnStrategy coloca o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) no primeiro lugar de um ranking de relevância em responsabilidade social. A unidade hospitalar é líder com 81,9 pontos, num máximo de 100.
Em segundo e terceiro lugares estão o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que atingiu uma pontuação de 81,7 pontos e o Hospital CUF, que alcançou 81,5 pontos, numa lista onde figuram ainda o Hospital da Luz e o Hospital Lusíadas, respetivamente, com 81,4 e 81,1 pontos.
Num ano particularmente atípico, a lista, habitualmente liderada por marcas comerciais, deu destaque aos hospitais portugueses. “É a primeira vez que as marcas associadas ao setor da saúde registam os melhores resultados, entre mais de 40 áreas de atividade abrangidas”, sublinhou a OnStrategy, de acordo com informação avançada pela Marketeer.
A partir do quinto lugar, o ranking destaca marcas como a Pfizer (80,8 pontos), a Fundação Champalimaud (80,6 pontos), a Cruz Vermelha (80,3 pontos), a Santa Casa (80,2 pontos) e a Federação Portuguesa de Futebol (80 pontos).
“Verificamos que o ano de 2020 penalizou de uma forma geral as marcas mais comerciais e colocou em destaque o setor da saúde com um conjunto de marcas que recolheram as melhores avaliações sobre a sua atuação e consequentemente sobre a reputação das mesmas na dimensão de responsabilidade social”, salientou Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, citada pela mesma fonte.
O relatório em causa decorreu no âmbito do estudo anual RepScore, efetuado de acordo com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira). Em análise, estiveram critérios como a notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.