Sogrape

Hospital São João inaugura nova Unidade de Monitorização de Epilepsia

Hospital São João inaugura nova Unidade de Monitorização de Epilepsia

O Centro Hospitalar Universitário do São João inaugurou esta terça-feira a nova Unidade de Monitorização de Epilepsia (UME), informou em comunicado, onde recorda que a UME do hospital foi criada em meados de 2011 e que o primeiro doente foi monitorizado a 14 de novembro do mesmo ano.

A equipa, constituída por neurologistas/neurofisiologistas, técnicos de neurofisiologia e enfermeiros, efetuou, durante estes oito anos de atividade, 408 monitorizações em 377 doentes. “No período de funcionamento da UME foram realizadas 127 cirurgias de epilepsia, para as quais a informação recolhida na monitorização foi essencial”, destaca.

Na nota divulgada, o São João explica ainda que a nova UME está agora equipada com “todas as condições técnicas necessárias”, o que vai “permitir melhorar a assistência à população com esta doença”, uma vez que a duplicação da capacidade das novas instalações vai, além de “reduzir tempos de espera e melhorar a qualidade de vida dos doentes”, possibilitar “maior conforto aos utentes e melhores condições de trabalho dos profissionais”.

Recorde-se que a epilepsia é uma doença que se calcula que afete 50 mil portugueses. Apesar da evolução nos medicamentos para tratamento desta doença, continuam a existir formas particularmente graves da patologia, cujo tratamento implica a necessidade de cirurgia. Estima-se que em Portugal, em cada ano, sejam necessárias cerca de 200 cirurgias de epilepsia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes