PUB
Recheio 2024 Institucional

Hospital S. Sebastião na Feira vai investir 2,2 milhões de euros para requalificar urgências

Hospital S. Sebastião na Feira vai investir 2,2 milhões de euros para requalificar urgências
O conselho de administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) revelou, esta terça-feira, que vai investir 2,2 milhões de euros na requalificação e modernização do serviço de urgência do Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. As obras vão incluir uma área subterrânea sob o jardim interior.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O presidente do hospital, Miguel Paiva, explicou que o objetivo é redimensionar essa valência para a população de cerca de 330 mil utentes que serve na atualidade, sublinhando que as suas condições físicas se mantêm inalteradas desde a inauguração da unidade, em 1999.
“Quando criaram o hospital, ele foi concebido para apenas 150.000 pessoas e hoje serve o dobro, pelo que já era mais do que tempo de se requalificar a urgência”, disse o responsável.
“Vamos intervir nos seus atuais 1.500 metros quadrados e criar uma área com mais 400, que, funcionando como uma enfermaria de transição, também ficará afeta à urgência para lhe garantir uma melhor ligação ao serviço de internamento”, revelou.
O objetivo é implementar nessa valência médico-cirúrgica “novas abordagens em termos de dinâmica de trabalho e assegurar também uma maior proximidade entre médicos e pacientes”.
A primeira etapa do processo consistiu no reforço das equipas de médicos, enfermeiros, administrativos e pessoal auxiliar, “o que implicou a contratação de vários profissionais”, e a fase seguinte foi a reorganização das metodologias de trabalho adotadas no hospital, o que passou por medidas como a implementação de processos de gestão Lean, a redução de despesas e a melhoria da coordenação entre serviços.
“Este processo de reestruturação continua a decorrer, mas entretanto já mudámos muita coisa no serviço de urgência e há resultados concretos que o comprovam”, afirma Miguel Paiva. “Houve uma grande redução no número de reclamações – menos 25% no primeiro semestre de 2016 comparativamente ao mesmo período de 2015 – e um inquérito de satisfação aos utentes demonstra que o atendimento melhorou 30% desde o início do processo”, disse Miguel Paiva.
Com o projeto de arquitetura concluído desde 2015, a requalificação da urgência do S. Sebastião foi objeto de uma candidatura a financiamento comunitário em maio deste ano e já foi aprovada uma comparticipação de 510 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A modernização vai, ainda, incluir uma área subterrânea de 400 metros quadrados sob o jardim interior atualmente localizado junto ao controlo de visitas.
Prevendo que as obras possam arrancar antes do final de 2016 e ficar concluídas no prazo de um ano, Miguel Paiva defendeu que os efeitos da empreitada no normal funcionamento do hospital serão “os mínimos possíveis” e terão grandes vantagens no futuro, dados os objetivos visados com a intervenção de 2,2 milhões de euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem