“Com estas novas instalações, deixamos de parte os antigos contentores e oferecemos aos que nos procuram um ambiente mais condigno, mais afável e capaz de reduzir as suas naturais ansiedades face à situação de doença, tornando a sua estadia entre nós menos difícil”, declarou à agência Lusa Silvério Cordeiro, presidente do conselho de administração do centro hospitalar.
O novo pavilhão, que é hoje inaugurado mas que entrou em funcionamento a 13 de março, é a obra “mais emblemática” do plano de reabilitação do centro hospitalar, fazendo a ligação com os outros edifícios já existentes.
De acordo com os responsável, o novo pavilhão de ambulatório deverá albergar os serviços da Consulta Aberta de Medicina Interna, da Unidade de Insuficiência Cardíaca e da Unidade de Cuidados Paliativos, especialidades que se irão juntar às de Hematologia Clínica, Imunoalergologia, Oncologia Médica, Reumatologia e a Unidade de Doenças Infecciosas que ali verão concentrada quase toda a sua atividade de consulta externa. Os cuidados ali prestados serão em regime de hospital de dia e em consulta externa.
“É importante ter presente que diariamente no Pavilhão Ambulatório são realizadas, em média, 77 sessões e cerca de 129 consultas externas”, realçou Silvério Cordeiro, frisando que o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho “é um bom exemplo de sucesso na ambulatorização de cuidados” tendo em 2014 realizado 60% das cirurgias neste regime.
Com um custo de 12,8 milhões de euros, cofinanciados em sete milhões pelo programa operacional do Norte ON.2, esta é a primeira de três fases do plano de reabilitação do centro hospitalar, que deverá estar concluído em setembro.
As fases seguintes, com o valor estimado de 27,2 milhões de euros, incluem a reformulação do Sistema de Urgência e Emergência e a instalação do Internamento de Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica, Neonatologia, Unidade de Medicina Reprodutiva, Blocos Operatórios, Internamento de Ginecologia e Obstetrícia, Internamento de Ortopedia e Internamento de Otorrinolaringologia.
A cerimónia de inauguração do Pavilhão de Ambulatório do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho está marcada para as 12h e será presidida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.