RECHEIO 50 ANOS

Hospital de São João vence novo prémio

Hospital de São João vence novo prémio

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) acaba de vencer o prémio HINTT 2021 na categoria de Value Proposition, que corresponde à “adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação, que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema”.

Em causa, na atribuição do prémio, esteve o desenvolvimento de uma ferramenta de monitorização para o CRI Obesidade, assegurada pelo Centro de Gestão de Informação pelo Serviço de Inteligência de Dados, em colaboração com o CRI de Obesidade.

Além de permitir “analisar o fluxo dos utentes integrados no CRI de Obesidade”, a ferramenta permite também “apresentar todos os eventos determinantes no tratamento dos utentes neste processo” assim como “analisar automaticamente todos os constrangimentos temporais existentes”, entre cada um dos eventos referidos, quer seja a realização de consultas, MCDTs, entradas em LIC, entre outros, sublinha o São João, em comunicado.

Adicionalmente é também possível apresentar “toda a alarmística associada ao controlo do programa de preço compreensivo, que torna a gestão destes doentes exigente, e dessa maneira contribuir para a melhoria de eficiência do sistema”.

Segundo explica o hospital, antes dos resultados do projeto estarem disponíveis era “impossível recolher esta informação de forma automática”, o que obrigava a um “esforço significativo na análise e controlo de cada passo no tratamento destes doentes”.

“A implementação desta ferramenta na atividade do CRI de Obesidade permitiu-nos acrescentar valor à qualidade clínica prestada aos nossos utentes e traduziu-se em ganhos de eficiência na utilização dos recursos disponíveis. Um excelente exemplo da aliança entre as tecnologias de informação e a clínica, focado nos cuidados de saúde”, completa o comunicado divulgado.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes