A doação de 80 mil euros foi feita por um padre de uma freguesia do concelho da Trofa, com dinheiro angariado pelas paróquias, para a aquisição de material necessário no combate à pandemia de covid-19.
De acordo com a SIC, face à situação, Rui Alves decidiu doar o dinheiro, angariado em São Mamede e em São Romão, na vila do Coronado, para obras nas paróquias, ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).
Este foi “angariado com cortejos, donativos individuais e cantar de janeiras, entre outras iniciativas”, revelou o pároco, adiantando que, neste momento, o importante é “salvar vidas humanas”. “Este dinheiro não é meu, é do meu povo que se confia a mim, e espero ser sempre digno dessa mesma confiança”, indicou ainda, de acordo com a nota divulgada.
O comunicado revela ainda que após conversa com o presidente do conselho de administração do CHUSJ, para perceber que material faz mais falta, foram já encomendadas 36 bombas de perfusão (instrumentos médicos eletrónicos para a administração intermitente ou contínua de fluidos, como medicação) e cinco estações (monitores).
O material deverá chegar “dentro de duas a três semanas”.