Sogrape

Hospital de São João avalia ativação de novo nível de contingência

Hospital de São João avalia ativação de novo nível de contingência

O Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto está a ponderar ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19 devido ao aumento do número de casos e à “elevadíssima afluência” às urgências.

As declarações feitas à agência Lusa referem um registo elevado na afluência “aos serviços de urgências, com uma taxa de positividade para a covid-19 acima dos 40% em doentes com queixas respiratórias”, sublinhou.

A eventual ativação do nível 3, num total de 4, poderá ter implicações nas cirurgias programadas perante a necessidade de alocar camas a doentes com covid-19, referiu a fonte.

Na passada terça-feira a unidade hospitalar contava com 80 doentes internados com covid-19, o que obrigou à abertura de mais uma enfermaria, dado a área covid-19 estar já “totalmente ocupada”.

Esta situação está a acontecer, ressalvou, numa altura em que “imensos profissionais de saúde” estão ausentes ao serviço por estarem infetados.

Desta forma, o Centro Hospitalar Universitário São João, irá decidir até ao próximo sábado se interrompe a atividade programada em 20% para fazer face ao aumento de casos covid-19, disse esta quarta-feira o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva. “Não podemos chegar ao fim de semana sem tomar essa decisão: ou para um lado ou para o outro. Mas a situação é grave”, referiu Nelson Pereira.

Ativar o nível 3 do plano de contingência significa dar a possibilidade aos serviços para interromperem a atividade programada — consultas e cirurgias – até 20%. “A situação nos últimos 10 dias agravou-se significativamente. O serviço de urgência tem sido particularmente castigado. Estamos a bater recordes sucessivos. Nos últimos dias tivemos 50% de positividade nos nossos testes”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem