PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Hospital de Santo António vai ter fachada limpa em 2021

Hospital de Santo António vai ter fachada limpa em 2021

No dia em que se assinalaram os 250 anos do lançamento da primeira pedra do Hospital de Santo António, a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou que vai investir meio milhão de euros na limpeza da emblemática fachada do hospital, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Com esta intervenção, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto entre os mecenas, o provedor da SCMP, António Tavares, acredita que será possível “limpar a fachada e devolver o esplendor daquele edifício”. “Dizer que ele está ali, que é uma instituição da cidade, que foi feito por gente da cidade e que é um hospital da cidade”, sublinhou, durante a cerimónia de comemoração, que foi assinalada nos jardins do Hospital de Santo António, com um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, em homenagem aos profissionais de saúde que se encontram na linha da frente ao combate da covid-19.

A previsão é que o processo de limpeza, levado a cabo pela centenária Cooperativa dos Pedreiros do Porto, esteja concluído em 2021. Depois, a fachada do hospital passará a estar iluminada à noite, para que seja possível apreciar melhor a magnitude do edifício” desenhado pelo arquiteto inglês John Carr, lê-se na nota divulgada pela Câmara Municipal do Porto, no seu portal de notícias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Entre as obras executadas pela Cooperativa dos Pedreiros destacam-se o edifício da Câmara do Porto, o Palácio dos Correios e o Monumentos dos Heróis da Guerra Peninsular, na Rotunda da Boavista.

Note-se que esta será a primeira vez que a fachada do Hospital de Santo António será alvo de intervenção, depois de ter começado a ser construída em 1770.

O emblemático hospital da cidade foi inaugurado em 1824 numa obra encomendada pela Santa Casa da Misericórdia, proprietária desde a sua fundação.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce