Esta terça-feira, 6 de fevereiro, o Hospital de Santa Maria – Porto estreia uma tecnologia robótica inovadora que promete “levar a cirurgia de substituição da anca e do joelho a um novo patamar de previsão e segurança”.
Em causa está a tencologia MAKO SmartRobotics, que permitirá aumentar a precisão das intervenções. “A adoção deste dispositivo é crucial para melhorar a nossa prática na área das cirurgias de substituição das articulações da anca e do joelho. Temos de aproveitar os benefícios que a tecnologia inovadora proporciona aos doentes, durante e após os procedimentos cirúrgicos. Estamos muito entusiasmados de sermos os primeiros a receber esta tecnologia e de a implementar de forma a proporcionar melhor qualidade de vida e conforto a todos os que dela vão beneficiar”, referiu Rui Pinto, diretor clínico do hospital, em comunicado enviado à VIVA!.
Ao contrário da tecnologia já existente, o MAKO é o único robot ortopédico que utiliza a TAC do doente para reproduzir o modelo 3D da sua articulação, permitindo pela primeira vez falar de medicina personalizada, no tratamento de substituição da articulação da anca e do joelho, continua a nota divulgada.
Segundo adianta ainda, a tecnologia que utiliza, designada Accustop garante que o braço robótico não ultrapassa as margens de ação definidas previamente pelo cirurgião, protegendo todas as estruturas fundamentais da articulação e evitando a agressividade de exposições de estruturas desnecessárias.
No total, a MAKO já realizou mais de dois milhões de cirurgias em todo o mundo.