PUB
Recheio 2024 Profissional

Hospital de Gaia usa tratamento pioneiro em doentes com insuficiência cardíaca

Hospital de Gaia usa tratamento pioneiro em doentes com insuficiência cardíaca

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O primeiro procedimento cirúrgico não invasivo realizado na Península Ibérica para doentes com insuficiência severa da válvula tricúspide, que não podem ser operados, ocorreu esta terça-feira no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

De acordo com o diretor do serviço de cardiologia do hospital, Vasco Gama, o método pioneiro no tratamento de doentes com insuficiência cardíaca é usado para uma patologia frequente, principalmente em doentes operados à válvula mitral, cuja parte direita do coração se vai dilatando com o tempo, fazendo com que aumente também o anel da válvula tricúspide.
Através do método agora adotado, ainda em fase experimental e que demora em média entre duas e três horas, é possível diminuir o grau de dilatação da válvula tricúspide, melhorando clinicamente os sintomas associados à patologia e diminuindo a necessidade de os doentes se dirigirem ao hospital.
Neste procedimento não invasivo “são feitas duas incisões na veia jugular do paciente, por onde entram dois implantes pequenos que, através de um dispositivo controlado, são colocados na válvula do paciente”, explicou Vítor Veloso, especialista clínico da empresa americana responsável pelo desenvolvimento do dispositivo utilizado nesta técnica.
“Depois de implantados, esses dois pontos são aproximados, reduzindo dessa forma o tamanho da válvula”, disse.
De acordo com Vasco Gama, os pacientes submetidos até à data à técnica iniciada nos Estados Unidos da América têm tido bons resultados, podendo voltar a ter uma vida “praticamente normal”.
Entre os sintomas mais comuns de quem enfrenta esta patologia encontram-se a falta de ar, o inchaço nas pernas, a dificuldade na marcha e o fígado dilatado, “uma situação muito incapacitante e que não tende a piorar com o tempo”, indicou o médico.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem