PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Horário de inverno chega este fim de semana

Horário de inverno chega este fim de semana

Na madrugada de domingo, 25 de outubro, a hora legal muda do regime de verão para o regime de inverno, o que significa que vai ter de atrasar os relógios uma hora.

Assim, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 de domingo, os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando assim para a 01h00.

Já na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à uma 01h00 da madrugada de domingo, dia 25 de outubro, passando para as 00h00 do mesmo dia.

A hora legal volta a mudar a 28 de março de 2021, marcando a mudança para o horário de verão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De recordar que, em março de 2019, o Parlamento Europeu votou a favor da proposta de fim da mudança de hora bianual em 2021. Isto depois de, em agosto de 2018, o então presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, ter anunciado que a instituição iria propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, já que um inquérito não vinculativo, feito a nível comunitário, revelou que mais de 80% dos inquiridos preferiam manter sempre o mesmo horário.

Segundo o Parlamento Europeu, caberia a cada Estado-membro decidir se queriam aplicar a hora de verão ou a hora de inverno, mas os países da União Europeia deveriam coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, de modo a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno, e notificar essa decisão a Bruxelas até 1 de abril de 2020.

O relatório propunha que a última mudança obrigatória para a hora de verão ocorresse no último domingo de março de 2021. Os Estados-membros que optassem pela hora de inverno acertariam ainda uma vez os relógios no último domingo de outubro de 2021. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.

No entanto, segundo indicou o Observatório de Lisboa à NIT, “a informação disponível é que se bem que o parlamento europeu tenha aprovado a proposta da comissão europeia e definido uma data limite para as decisões de cada país, o conselho europeu ainda não chegou a consenso sobre o tema”. Para a medida avançar, é necessário o acordo dos dois organismos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem