PUB
Philips S9000

Homenagem a Zeca Afonso no Coliseu

Homenagem a Zeca Afonso no Coliseu

O Coliseu do Porto está prestes a receber o concerto “Zeca Afonso: Maior que o pensamento”. Este espetáculo não celebra apenas o último concerto da trajetória de Zeca Afonso, realizado neste mesmo palco há quatro décadas, mas também comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Falamos nesta data e lembramo-nos da icónica “Grândola, Vila Morena” que desempenhou um papel crucial, sendo uma das palavras-chave que desencadeou o movimento do 25 de Abril de 1974.

Agendado para o dia 29 de junho, às 21h, este concerto promete reunir vários músicos que partilharam o palco com José Afonso pela última vez, além de outros artistas ligados à sua obra, para cantar algumas das suas músicas mais emblemáticas, incluindo os sucessos do álbum “Cantigas do Maio”, lançado em 1971.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A primeira parte do espetáculo contará com a presença de figuras históricas como Francisco Fanhais, Júlio Pereira, Janita Salomé, Rui Pato, Octávio Sérgio, Nuno Oliveira, João Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, que irão interpretar os temas do álbum “Cantigas do Maio” e outros clássicos da obra de Zeca Afonso.

Na segunda parte, seis talentosos cantores de diferentes gerações e tradições musicais, como Jorge Palma, Teresa Salgueiro, B Fachada, Ricardo Ribeiro, Lena d’Água e Dino d’Santiago, que subirão ao palco para cantar temas de Zeca Afonso, sob a batuta artística de Pedro Vidal.

O último concerto de Zeca Afonso ocorreu a 25 de maio de 1983, no Coliseu do Porto, num espetáculo rodeado de amigos e admiradores. Os bilhetes esgotaram meses antes, evidenciando o desejo de homenagear este ícone da música portuguesa e da luta pela democracia.

Fotografia: FB Zeca Afonso
PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem