Esta segunda-feira, 20 de novembro, é Dia do Pijama. Provavelmente, nunca terá ouvido falar em tal designação. No entanto, ao ouvir falar na data pela primeira vez, possivelmente associa-la-á a fins meramente recreativos. Posto isto, a questão é: será mesmo?
Ora bem, o Dia do Pijama é uma iniciativa que começou em Portugal e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância do direito das crianças a crescerem numa família. Este dia é celebrado todos os anos, no dia 20 de novembro, exceto quando este calha a um fim de semana. Nessas ocasiões, as celebrações passam para o primeiro dia útil da semana, ou seja, segunda-feira.
A ideia por detrás do Dia do Pijama é promover a reflexão sobre o direito de todas as crianças crescerem numa família, destacando a importância do acolhimento familiar e da adoção. Neste dia, as crianças são incentivadas a irem para a escola de pijama, o que simboliza a importância de se sentirem seguras, confortáveis e amadas no seu ambiente familiar.
Trata-se portanto de uma iniciativa que faz da metáfora premissa para uma mensagem que é muito mais impactante do que apenas o facto de vestir um pijama, em dia de aulas.
Durante as atividades do Dia do Pijama, algumas escolas e outras instituições educativas realizam diversas atividades voltadas para a promoção do acolhimento familiar, a valorização da criança e a consciencialização sobre as necessidades emocionais e afetivas dos mais novos.
O objetivo passa por sensibilizar a sociedade para a realidade de muitas crianças que não têm a oportunidade de crescer numa família biológica e a importância de se criar um ambiente seguro e repleto de amor para o desenvolvimento saudável.
O Dia do Pijama tem crescido em popularidade e já se estendeu a outros países, tornando-se numa iniciativa global para promover a consciencialização sobre os direitos das crianças e a importância do acolhimento familiar.
Foto: Centro Social da Sé Catedral do Porto