CIN - Branco Perfeito

HMB e Gisela João na Festa do Ferroviário em Ermesinde

HMB e Gisela João na Festa do Ferroviário em  Ermesinde

Organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde e a CP – Comboios de Portugal, o «EntreLinhas – Festa do Ferroviário» acontece, entre os dias 26 a 28 agosto, no Fórum e Parque Urbano de Ermesinde e no Largo da Estação.

A programação da Festa arranca com a conferência “A importância do comboio em tempos de crise climática”, no Fórum Cultural de Ermesinde, dia 26, às 9h, mas haverá também animação itinerante, vários espetáculos, gastronomia, exposições e espaços para conferências e debates.

Os grandes concertos ficarão a cargo dos HMB, na sexta-feira, Gisela João, no sábado, e NOBLE, no domingo, sendo que terão todos inicio às 22h.

O «Entrelinhas» trata-se de uma aposta do município de Valongo na salvaguarda e promoção da identidade sociocultural do território, homenageando a ferrovia e os ferroviários. “Preservar a memória destas gentes, que tanto deram ao concelho, é o propósito deste certame, que une os dois lados da cidade de Ermesinde, fisicamente separados apenas pela linha férrea”, pode ler-se na página do município.

Citado pelo Jornal Novo, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, afirma que “os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde”, pelo que “obriga” a autarquia a “preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território”.

José Manuel Ribeiro revela ainda que o município pretende “que esta primeira edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário tenha continuidade e se transforme num evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal”.

Foto: CM Valongo

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli