PUB
Junta da Galiza

História do Porto nas paredes da cidade

História do Porto nas paredes da cidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
As primeiras pinturas, reproduzindo fotos antigas de determinados lugares do Porto, já se encontram concluídas, numa parede da Rua de Agramonte.

Trata-se, entre outras, de reproduções pictóricas de fotografias de época da antiga Capela do Bom Sucesso e respetiva Fonte, da Praça de Touros que, em tempos, existiu na Rotunda da Boavista, do antigo Mercado do Bom Sucesso e de um plano da Avenida da Boavista. Começaram, entretanto, os preparativos para o arranque do segundo mural, que será pintado também na zona da Boavista, concretamente junto à Avenida de França, no âmbito de um projeto concebido por Rui Rio, no sentido de valorizar a história e património da cidade, preservando ao mesmo tempo a memória, o orgulho e a honra de ser portuense.
Esta iniciativa da autarquia ainda liderada por Rui Rio insere-se num projeto mais vasto, que visa reproduzir, em alguns espaços públicos e paredes da cidade, pinturas ilustrativas de fotos antigas relacionadas com locais históricos e edifícios emblemáticos do Porto, alguns dos quais já inexistentes – um contributo para a preservação da memória histórica, patrimonial e coletiva da Invicta.
Manuel de Sousa aceitou o convite de Rui Rio para indicar e sugerir temas e locais destinados à instalação dos painéis históricos, com condições de servir de “tela” às ilustrações. Manuel de Sousa é licenciado em Ciências Históricas e Mestre em Relações Públicas Internacionais, sendo responsável pela construção da página “Porto Desaparecido” nas redes sociais, na qual estão publicadas diversas fotografias do Porto Antigo. Foi, de resto, agraciado com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Prata), por ocasião das comemorações do 39º Aniversário do 25 de Abril.
Em comunicado, a autarquia salienta que “com a ação de limpeza de grafitos que tem vindo a efetuar por toda a cidade, com a colaboração, em regime de voluntariado, de estudantes universitários e elementos do Exército, e com o licenciamento organizado ao abrigo da nova lei de pinturas com qualidade, que passa agora a permitir, estão criadas as condições para uma cidade cada vez mais limpa e disciplinada”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile