PUB
Philips S9000

História da STCP a bordo dos autocarros da empresa

História da STCP a bordo dos autocarros da empresa

No âmbito das comemorações dos 150 anos da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), a empresa está a divulgar imagens únicas da sua frota, a bordo dos seus autocarros, que circulam pelo Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.

Esta quinta-feira, os residentes dos seis concelhos começaram a ser surpreendidos com autocarros “decorados, no exterior e interior, com fotografias do seu arquivo histórico, que retratam a mobilidade de outros tempos”.

No interior das viaturas, foram colocados cartazes alusivos aos 150 anos da empresa, que dão a conhecer “o trabalho de fotógrafos de renome”. De acordo com a STCP, incluem-se imagens de Teófilo Rego, Domingos Alvão e Platão Mendes, entre outros, que “registaram com as suas máquinas analógicas momentos inesquecíveis e, provavelmente, nunca vistos pelas gerações mais jovens”.

Todas imagens partilhadas a bordo dos autocarros fazem parte do arquivo fotográfico do Museu do Carro Eléctrico.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De referir que a campanha em causa está disponível em 31 veículos da frota da empresa.

A história

A origem da STCP remonta a 15 de maio de 1872 e foi marcada pela realização da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema “americano” instalada em Portugal, por parte da empresa “Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos”.

“Verificou-se ontem a inauguração do caminho de ferro americano do Porto a Matosinhos. Este ato revestiu-se das jubilosas demonstrações de que era digna a iniciação de um melhoramento a que ninguém pôde contestar as vantagens e que se torna de maior mérito por ser devido inteiramente á iniciativa particular”. Foi desta forma que, no dia seguinte, a 16 de maio de 1872, o jornal Comércio do Porto noticiava a viagem inaugural da primeira linha de transporte público urbano, com o “americano”, um veículo puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos. Este circulava sobre carris, característica totalmente revolucionária para a altura.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem