A cidade do Porto, geralmente, veste-se em tons de azul e branco, mas os últimos dias foram mesmo de ouro. Numa performance para a história do karaté português, João Vieira, em kata júnior, e Rita Marques, em kata cadete, subiram ao primeiro lugar do pódio, ao vencer a Karate 1 Youth League, competição mundial disputada no México.
Os combates aconteceram, mais concretamente, na cidade mexicana de Mérida. Ao todo, entre os dias 21 e 24 de setembro, estiveram presentes em prova 870 karatecas provenientes de 41 países espalhados por todo o globo, entre os quais os dois atletas do Centro de Karate Goju-Ryo do Porto, que estiveram em destaque.
Em competição a contar para o ranking mundial, João Vieira, de 16 anos, conseguiu a proeza de eliminar atletas de Estados Unidos da América, Colômbia, Venezuela, Chile, Áustria e Canadá, tendo batido, na final, de forma inequívoca, o italiano Matacchioni Luigi. Atualmente, ocupa a 2ª posição do ranking mundial, para a categoria em que compete.
Já Rita Marques é, também, sinónimo de história, tendo nas “mãos” a possibilidade de ser a primeira atleta portuguesa de karaté a alcançar um 1º lugar no ranking mundial. À semelhança de João Vieira, Rita Marques também venceu uma karateca italiana, levando o ouro para a Invicta.
Ao todo, este ano, em quatro Youth League realizadas, Rita Marques subiu ao pódio três vezes. Duas delas para vestir a medalha de ouro e a outra para recolher o bronze. De momento, é a detentora do título de Campeã da Europa de Kata Equipa, em parceria com as karatecas portuguesas Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira.
Quer Rita Marques quer João Vieira encontram-se abrangidos pelo programa municipal de apoio a atletas de alto rendimento e elevado potencial desportivo, sendo que, mais uma vez, conseguiram a proeza de orgulhar não só uma cidade, como um país inteiro.
Foto: DR / Porto.