PUB
Recheio 2024 Institucional

Hermínio Loureiro é o presidente do Conselho Metropolitano do Porto

Hermínio Loureiro é o presidente do Conselho Metropolitano do Porto

“Temos um Conselho Metropolitano forte, coeso e unido, preparado para novas responsabilidades e também grandes desafios”, afirmou Hermínio Loureiro, presidente do novo Conselho Metropolitano do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O social-democrata Hermínio Loureiro é o presidente do novo Conselho Metropolitano do Porto, na sequência da votação realizada esta terça-feira pelos 17 autarcas da Área Metropolitana do Porto. A eleição do autarca de Oliveira de Azeméis para a liderança deste órgão (antiga Junta Metropolitana do Porto) contou com 16 votos a favor e um voto branco. A escolha de um presidente social-democrata já era esperada, uma vez que, em 17 concelhos, o PSD venceu 6, contra 6 do PS. Duas autarquias da AMP são agora lideradas por independentes (Porto e Matosinhos) e há ainda uma do CDS-PP (Vale de Cambra). O presidente eleito, que substitui no cargo o antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou que os autarcas da AMP estão “imbuídos de um espírito muito positivo”. “Temos um Conselho Metropolitano forte, coeso e unido, preparado para novas responsabilidades e também grandes desafios”, salientou, no final da primeira reunião deste órgão da AMP, após as eleições de 29 de setembro. Neste primeiro encontro ficou decidido que a comissão executiva metropolitana será composta por 3 membros: primeiro secretário e 2 secretários metropolitanos. Os nomes de Lino Ferreira, Avelino Oliveira e Sara Lobão terão sido os indicados para os cargos. Os três nomes escolhidos vão agora ser submetidos a votação nas assembleias municipais dos 17 concelhos, que terão de decorrer no mesmo dia e à mesma hora.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile