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Hermínio Loureiro defende expansão do Metro com fundos estruturais

“Era importante existir disponibilidade para que esse alargamento [da rede do Metro] pudesse ser contemplado através dos fundos estruturais”, sublinhou o responsável do Conselho Metropolitano do Porto.

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Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), sublinhou a necessidade de serem alocados fundos estruturais para o alargamento da rede do Metro do Porto. “Era importante existir disponibilidade para que esse alargamento [da rede do Metro] pudesse ser contemplado através dos fundos estruturais”, defendeu o responsável, quando questionado sobre a carta que o secretário de Estado dos Transportes enviou ao CmP em relação ao processo de concessão da operação da Metro e da Sociedade dos Transportes Coletivos do Porto (STCP). Segundo informou o responsável, o documento recebido será analisado pelos autarcas da AMP na sexta-feira, em reunião do CmP.
O autarca de Oliveira de Azeméis frisou ainda, a propósito da intenção do Governo de transferir para a AMP o planeamento, a gestão, a regulação e o controlo da mobilidade da região, que a tutela deverá “suportar as despesas de funcionamento desse organismo numa fase inicial”, recordando que o CmP defendeu que essas funções fossem assumidas pela Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto. Hermínio Loureiro considera, assim, que o Governo deve comprometer-se a participar ativamente nas políticas de mobilidade e transportes da AMP e que o processo de concessão da operação da Metro e da STCP a privados não deve ser iniciado sem que estejam cumpridas as recomendações apresentadas atempadamente na carta enviada ao Governo em nome dos 17 municípios.
No documento enviado ao Conselho Metropolitano do Porto, Sérgio Monteiro faz depender por agora o alargamento da rede do Metro do Porto de “cobertura financeira ao nível de fundos comunitários”. “A questão do alargamento da rede do Metro carece, por ora, de cobertura financeira ao nível de fundos comunitários”, referiu, assegurando a separação dos concursos para a concessão da Metro e da STCP.

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