PUB
CMPorto

Heliporto no Hospital de Gaia até ao final deste ano

Heliporto no Hospital de Gaia até ao final deste ano

Avançou o concurso para a construção do heliporto do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE). Lançado a 22 de maio, representa um investimento de 1,5 milhões de euros e espera-se que esteja concluído no final do presente ano.

Trata-se de um equipamento “de especial importância na rápida resposta ao doente crítico”, sublinha o CHVNGE, citado na plataforma da autarquia de Gaia.

É “o destino, ou origem, de cerca de 7,2% dos doentes críticos helitransportados de e para os hospitais do Grande Porto, e ainda um hospital de fim de linha na região Norte, dispondo de um Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma”, acrescenta.

O CHVNGE afirma ainda que é “o único hospital desde Vila Nova de Gaia até Coimbra que tem todas as valências médico-cirúrgicas”, tornando-se “crucial que possa passar a dispor de um equipamento de transporte aéreo (heliporto)”, respondendo ao “levantamento feito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sobre os hospitais que tinham de construir heliportos ou requalificá-los, e que colocava o CHVNGE como prioritário”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O «HeliGaia», assim intitulado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, será utilizado maioritariamente para o “encaminhamento de politraumatizados graves em contexto de transporte primário, permitindo ainda que os doentes helitransportados deduzam o risco associado a este tipo de transporte ou transferência”.

De salientar que a Câmara Municipal de Gaia, por considerar esta uma obra “decisiva para a região”, já se tinha disponibilizado para apoiar a construção do heliporto, financiando a comparticipação nacional (cerca de 300 mil euros).

Foto: INEM (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem