PUB
Recheio 2024 Profissional

Helen Doron Porto-Foz

Helen Doron Porto-Foz
Aprender de forma “seriamente divertida”

Tudo começou há quase 30 anos, quando a linguista britânica Helen Doron inscreveu a filha, de quatro anos, numa escola de violino que seguia o método Suzuki (que procura envolver o estudante no processo de aprendizagem da mesma forma que ele se envolve com a língua materna, quando aprende a falar). Impressionada com a metodologia, decidiu criar o seu próprio método para ensinar inglês a crianças. E estavam, assim, lançadas as bases para a criação da marca internacional Helen Doron English, presente em Portugal há dez anos, e que chegou agora à cidade do Porto, com a inauguração de um centro de aprendizagem.

Situada no número 611 da Rua Marechal Saldanha, na Foz, a nova escola tem duas salas de ensino distintas e uma área de receção onde os pais podem aguardar durante as aulas. Os cursos oferecidos, esses, são diversos, e apresentam uma particularidade: destinam-se a alunos dos três meses aos 19 anos. Em declarações à Viva, Mariana Torres, master franchisor dos centros Helen Doron English Portugal, explicou que o método utilizado visa ensinar inglês “de forma natural, como se da língua materna se tratasse”. “Através da repetição auditiva e do reforço positivo, os alunos aprendem a dominar a língua ao mesmo tempo que ganham à vontade através de jogos, canções e atividades diversas. Fundamentalmente aprendem de uma forma seriamente divertida”, referiu. Neste momento, o equipamento do Porto conta já com duas professoras certificadas “e mais de 20 alunos ativos”.

escola2Ensinar inglês e desenvolver capacidades cerebrais e motoras nas crianças

E a provar que, como defende a sabedoria popular, “é de pequenino que se torce o pepino”, as escolas Helen Doron estão aptas a trabalhar com crianças a partir dos três meses, que começam a contactar com a língua inglesa “através da repetição de sons e de atividades em aula”. “Com a estimulação feita nas aulas, a participação dos pais e a audição dos CD’s exclusivos em casa, criamos uma predisposição auditiva para que quando comecem a verbalizar, o façam em ambas as línguas”, informou Mariana Torres, adiantando que o curso “Baby’s Best Start”, para bebés dos três aos 22 meses, “não só ensina inglês como cria laços entre pais e filhos e desenvolve as capacidades cerebrais e motoras da criança”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além dos diferentes cursos disponibilizados até aos 19 anos, o centro prepara crianças e jovens para os exames da Universidade de Cambridge, estando neste momento a apostar igualmente em “produtos para adultos, como aulas de conversação”. O balanço da primeira década das escolas Helen Doron em território nacional “é extremamente positivo”. “A nossa marca em Portugal tem seguido a tendência internacional de grande crescimento”, apontou a responsável, acrescentando que as pessoas “estão mais sensibilizadas para a importância do domínio da língua inglesa” e para as vantagens de começar a aprendê-la cada vez mais cedo. Os objetivos para o futuro passam, assim, pela manutenção da aposta no desenvolvimento da marca, “proporcionando a cada vez mais alunos a oportunidade do domínio da língua inglesa”.

escola3Helen Doron English Radio: um projeto para todos

De salientar ainda que as escolas Helen Doron English têm uma rádio online (http://helendoronradio.com/) criada especificamente para ajudar jovens de todas as idades e até os pais a aprenderem inglês. “Um serviço gratuito, único no mundo e disponível para todos”, segundo reconheceu. “Com ouvintes em cerca de 100 países, esta é uma rádio online, acessível a estudantes e não estudantes Helen Doron, e que conta com um programa próprio, repleto de rubricas, desafios e outras atividades que facilitam a aprendizagem da língua inglesa”, adiantou a escola. Na programação diária da rádio existem espaços para debate, escolhas musicais, votações, histórias e curiosidades, de forma a estimular os diferentes sentidos de crianças e jovens dos mais variados países.

Texto: Mariana Albuquerque   |   Fotos: Helen Doron Porto-Foz

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce