PUB
Recheio 2024 Profissional

Helder Pacheco partilha memórias com esposa através de coleção de cerâmica

Helder Pacheco partilha memórias com esposa através de coleção de cerâmica

Está inaugurada a exposição «Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco», dedicada, este ano, às Festas do Senhor de Matosinhos.

A coleção de Maria José e Helder Pacheco foi apresentada, este sábado, dia 27, na Galeria da Biblioteca, o local escolhido, nos últimos anos, para acolher as exposições alusivas a este período festivo da cidade.

Neste caso, fazem parte desta mostra várias peças de “cerâmica popular das mais diversas tipologias e origens, com um enquadramento muito peculiar: trata-se da apresentação pública da coleção particular que Maria José e Helder Pacheco foram construindo ao longo dos anos, constituindo dessa forma um testemunho de memória pessoal deste casal”, revela a Câmara de Matosinhos.

É também uma “coleção representativa de múltiplas tipologias e de vários centros de produção de cerâmica nacional”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo as palavras de Helder Pacheco, “esta coleção guarda a memória de momentos inesquecíveis ao encontro de um país de gente fascinante que só esperava ser descoberto. Um país onde as cantarinhas de namorados e as bilhas de segredo faziam, poeticamente, tanto sentido como cantis, cântaros, púcaros, alguidares, potes, panelas, canjirões, pichéis, pratos, talhas e até bacios”.

Esta exposição pode ser vista Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 19 de agosto de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, sábados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Foto: Francisco Teixeira / Câmara Municipal de Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem