PUB
CMPorto

Hélder Pacheco homenageado pelo Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes

Hélder Pacheco homenageado pelo Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes

A obra do cronista, investigador da história da cidade do Porto e professor Hélder Pacheco foi recordada na sessão de abertura do ano letivo do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (ICAFG).

Hélder Pacheco já publicou mais de quatro dezenas de livros e inúmeras crónicas nos jornais da cidade do Porto. Orienta várias unidades culturais sobre património cultural e história da cidade do Porto no ICAFG desde a sua fundação, em 1997.

A homenagem do ICAFG, que teve lugar na passada quinta-feira, pretendeu distinguir a dedicação que Hélder Pacheco tem mostrado ao instituto desde a fundação, bem como a “importância quantitativa e qualitativa da sua obra sobre a História e Etnologia do Porto”.

Presidida por D. António Taipa, Bispo Auxiliar Emérito da Diocese do Porto, a sessão teve como oradores o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, Maria de Fátima Martins, do ICAFG, que foi aluna de Hélder Pacheco, e o locutor e apresentador Álvaro Costa.

Sobre Hélder Pacheco

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Natural da Vitória, Porto, Hélder Pacheco fez estudos de Belas Artes, Ciências Pedagógicas e História. Frequentou Cursos ou Seminários de formação nas áreas da Educação e Património Cultural na Nova Universidade do Ulster e em Newcastle, Manchester, York e Bordéus e Estágio no Västerbotten, Museum, de Umea, como bolseiro do Instituto Sueco da Cultura, para o estudo das culturas locais.

Foi Quadro Técnico Superior do M.E. (Inspecção-Geral da Educação – 1980/1996), Membro da Comissão de Reforma dos Programas de Ensino (1974/1975); da Comissão Nacional da Defesa do Património (1979/80); da Comissão de Defesa do Artesanato da Região Norte (CCRN COMARN) (1980/84); do Conselho Consultivo da SRU do Porto (2004/2014), relembra o ICAFG.

Publicou ensaios e estudos sobre Educação nas revistas “O Professor”, “O Ensino” e “Escola Democrática, e sobre temas de Património Cultural, Tradições Populares e História Social e Cultural do Porto nas revistas “A Razão”, “Movimento Cultural”, “Vértice”, “Mea Libra”, “Porto de Encontro”, “Sítios e Memórias”, etc.

Colaborou nos jornais “Público”, “O Primeiro de Janeiro”, “Norte Popular” e “Diário”. É cronista do JN desde 1989.

É autor de obras como “Porto” (1984); “Tradições Populares do Porto” (1985); “Grande Porto” (1986); “Portugal: Património Cultural Popular” (1987); “Porto: Auto-Retrato de uma Cidade” (1994); “Porto: Um Património da Humanidade” (1999); “Porto: O Livro do Natal” (2002); “Porto: O Livro do S. João” (2004/05); “Porto: Cultura em Movimento” (2008); “Porto: o Hospital de Santo António no tempo da Cidade” (2010); “Porto: a Torre da Cidade” (2014).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem