
No âmbito das celebrações das Jornadas Europeias de Arqueologia, apresenta-se uma oportunidade única aos interessados em desvendar os mistérios históricos do Castelo de Gaia.
No dia 14 de junho, pelas 21h30, o Solar Condes de Resende abrirá as suas portas para receber o Encontro “O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia”.
Este evento destaca-se por revelar ao público considerações profundas sobre o sítio arqueológico do Castelo de Gaia, especialmente após a recente descoberta de um batistério altimedieval próximo à Igreja do Bom Jesus de Gaia.
Ao longo dos tempos, o Castelo de Gaia tem sido testemunha de uma rica e longa ocupação humana, desde os tempos da Idade do Ferro até à transição do mundo romano para o medieval.
Os participantes terão o privilégio de assistir a comunicações de especialistas de renome, como Andreia Arezes, J. A. Gonçalves Guimarães e a equipa da Empatia – Arqueologia, Conservação e Restauro Lda., que oferecerão diferentes perspetivas e enquadramentos sobre este importante sítio arqueológico.
As Jornadas Europeias de Arqueologia, realizadas entre os dias 14 e 16 de junho, são uma iniciativa internacional promovida pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP), em colaboração com o Património Cultural, I. P. em Portugal.
O objetivo é estimular o estudo e a divulgação da Arqueologia em toda a Europa, reunindo programas de diversas instituições participantes numa agenda digital comum.
A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia até 7 de junho, através do email [email protected].