PUB
Recheio 2024 Profissional

Haverá uma oportunidade única de visita ao Castelo de Gaia

Haverá uma oportunidade única de visita ao Castelo de Gaia

No âmbito das celebrações das Jornadas Europeias de Arqueologia, apresenta-se uma oportunidade única aos interessados em desvendar os mistérios históricos do Castelo de Gaia.

No dia 14 de junho, pelas 21h30, o Solar Condes de Resende abrirá as suas portas para receber o Encontro “O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia”.

Este evento destaca-se por revelar ao público considerações profundas sobre o sítio arqueológico do Castelo de Gaia, especialmente após a recente descoberta de um batistério altimedieval próximo à Igreja do Bom Jesus de Gaia.

Ao longo dos tempos, o Castelo de Gaia tem sido testemunha de uma rica e longa ocupação humana, desde os tempos da Idade do Ferro até à transição do mundo romano para o medieval.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os participantes terão o privilégio de assistir a comunicações de especialistas de renome, como Andreia Arezes, J. A. Gonçalves Guimarães e a equipa da Empatia – Arqueologia, Conservação e Restauro Lda., que oferecerão diferentes perspetivas e enquadramentos sobre este importante sítio arqueológico.

As Jornadas Europeias de Arqueologia, realizadas entre os dias 14 e 16 de junho, são uma iniciativa internacional promovida pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP), em colaboração com o Património Cultural, I. P. em Portugal.

O objetivo é estimular o estudo e a divulgação da Arqueologia em toda a Europa, reunindo programas de diversas instituições participantes numa agenda digital comum.

A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia até 7 de junho, através do email [email protected].

Fotografia: Gaiurb
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz