![Habitantes do Grande Porto gastam 254 euros em compras no Natal](https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2013/12/rua_sta_catarina_natal.jpg)
Segundo as conclusões de um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School, a população do Grande Porto gastará, em média, 254 euros em compras neste Natal, valor que revela uma descida de seis por cento relativamente ao gasto médio de 2012 (269 euros) e uma quebra de 48 por cento comparativamente às previsões de gasto em 2009 (490 euros). 91% dos inquiridos afirma que irá cortar nos presentes para adultos e nas ornamentações de Natal, destacando-se ainda o facto de 31% dos respondentes avançar que reduzirá a aquisição de alguns produtos alimentares específicos da época natalícia. Importa destacar que, dos 53% dos que receberam ou vão receber subsídio de Natal, apenas 10 por cento afirma que não utilizará este dinheiro para efetuar compras. Já 3% avança que gastará a totalidade do subsídio. Relativamente ao local para realização de compras, 40% opta pelos centros comerciais, sendo que 37% dos inquiridos afirma fazer compras nos centros comerciais e também no comércio de rua. Apenas 11% da amostra opta exclusivamente pelo comércio tradicional. Importa ainda salientar que 11% dos respondentes apenas comprará as suas prendas no período de saldos, após o natal, enquanto que uma esmagadora maioria (73,5%) tem-se dedicado a essa tarefa durante o mês de dezembro.
Roupa, sapatos e livros no topo da lista de presentes
Nos agregados familiares com filhos (54% dos inquiridos), estes são, em 91% dos casos, contemplados com presentes de Natal. Da amostra inquirida, 61% aponta a compra de prendas de Natal para o cônjuge e 60% afirma que irá presentear igualmente pais, irmãos e outros familiares. Apenas 31,1% dos inquiridos refere a intenção de comprar presentes para amigos.
Quanto ao tipo de bens a adquirir, as crianças até aos 12 anos receberão sobretudo brinquedos (33,5%), roupas e sapatos (22,2%) e livros (16,2%). No que toca a adolescentes (dos 12 aos 18 anos), as escolhas também recaem em roupa/sapatos (28,3%), livros (15,6%) e acessórios (11,3%). Para os adultos, as opções são semelhantes: roupa/sapatos (24,7%), acessórios (14%) e livros (12,8%). Coordenado pela docente Mafalda Ferreira, o estudo das compras de Natal foi realizado entre 6 e 14 de dezembro de 2013, na zona do Grande Porto, com uma amostra composta por 378 indivíduos.