PUB
CIN Woodtec

Habitantes do Grande Porto gastam 254 euros em compras no Natal

Habitantes do Grande Porto gastam 254 euros em compras no Natal
Conclusão de um estudo do IPAM – The Marketing School, revela uma quebra de 48 por cento em comparação com período homólogo de 2009. 31% dos inquiridos admite que cortará em bens alimentares típicos da época.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo as conclusões de um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School, a população do Grande Porto gastará, em média, 254 euros em compras neste Natal, valor que revela uma descida de seis por cento relativamente ao gasto médio de 2012 (269 euros) e uma quebra de 48 por cento comparativamente às previsões de gasto em 2009 (490 euros). 91% dos inquiridos afirma que irá cortar nos presentes para adultos e nas ornamentações de Natal, destacando-se ainda o facto de 31% dos respondentes avançar que reduzirá a aquisição de alguns produtos alimentares específicos da época natalícia. Importa destacar que, dos 53% dos que receberam ou vão receber subsídio de Natal, apenas 10 por cento afirma que não utilizará este dinheiro para efetuar compras. Já 3% avança que gastará a totalidade do subsídio. Relativamente ao local para realização de compras, 40% opta pelos centros comerciais, sendo que 37% dos inquiridos afirma fazer compras nos centros comerciais e também no comércio de rua. Apenas 11% da amostra opta exclusivamente pelo comércio tradicional. Importa ainda salientar que 11% dos respondentes apenas comprará as suas prendas no período de saldos, após o natal, enquanto que uma esmagadora maioria (73,5%) tem-se dedicado a essa tarefa durante o mês de dezembro.

Roupa, sapatos e livros no topo da lista de presentes
Nos agregados familiares com filhos (54% dos inquiridos), estes são, em 91% dos casos, contemplados com presentes de Natal. Da amostra inquirida, 61% aponta a compra de prendas de Natal para o cônjuge e 60% afirma que irá presentear igualmente pais, irmãos e outros familiares. Apenas 31,1% dos inquiridos refere a intenção de comprar presentes para amigos.
Quanto ao tipo de bens a adquirir, as crianças até aos 12 anos receberão sobretudo brinquedos (33,5%), roupas e sapatos (22,2%) e livros (16,2%). No que toca a adolescentes (dos 12 aos 18 anos), as escolhas também recaem em roupa/sapatos (28,3%), livros (15,6%) e acessórios (11,3%). Para os adultos, as opções são semelhantes: roupa/sapatos (24,7%), acessórios (14%) e livros (12,8%). Coordenado pela docente Mafalda Ferreira, o estudo das compras de Natal foi realizado entre 6 e 14 de dezembro de 2013, na zona do Grande Porto, com uma amostra composta por 378 indivíduos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil