PUB
Recheio 2024 Profissional

Habitação: Matosinhos ajudou 242 famílias em 2019

Habitação: Matosinhos ajudou 242 famílias em 2019

“Colmatar as necessidades habitacionais no concelho” de Matosinhos é o objetivo do município que, através da MatosinhosHabit, apoiou 242 famílias na habitação no ano passado.

Ao longo de 2019, a MatosinhosHabit apoiou 97 famílias através da atribuição de habitação social tendo em conta a especificidade de cada uma. Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica que “o nosso objetivo primordial é procurar garantir o direito à habitação, ajudando as famílias matosinhenses que precisam de uma habitação digna e apropriada tendo em conta o seu agregado familiar. Ao longo do ano procuramos otimizar a gestão habitacional com o objetivo de procurar responder da melhor forma às necessidades habitacionais do concelho. O mais importante é, sem dúvida, devolvermos a dignidade habitacional a quem mais precisa e a quem está mais vulnerável. As 97 famílias que apoiamos são prova disso mesmo.”

Para além disso, foram aprovadas 145 novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), “elevando o número de famílias apoiadas para 707, o que representou um investimento anual de 887 545 mil euros por parte do município”, aponta o comunicado enviado à VIVA!.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Neste âmbito, e nos últimos 10 anos, foram apoiadas 6.182 famílias, num investimento aproximado de 7,5 milhões de euros. De referir que o PMAA tem como objetivo “apoiar indivíduos que revelem dificuldade no pagamento dos seus arrendamentos privados, potenciando assim a reorganização e capacitação socioeconómicas da família no seu dia a dia, evitando o seu despejo”.

Para 2020, a MatosinhosHabit definiu quatro importantes eixos de ação: “o nosso foco de atuação incidirá na promoção e qualificação da habitação; no trabalho das envolventes sociais, promovendo ambientes inclusivos e saudáveis; no incentivo e desenvolvimento do trabalho colaborativo inter e intra institucionais; e no garante de uma gestão adequada à prestação de um serviço público”, salienta Tiago Maia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil