PUB
Recheio 2024 Profissional

Há uma obra no Porto que é candidata a prémio nacional de Arquitetura

Há uma obra no Porto que é candidata a prémio nacional de Arquitetura

A cidade do Porto já nos habituou a inúmeros prémios e distinções. A mais recente novidade é que as obras na Rua do Mirante, em Cedofeita, fazem parte do lote de finalistas dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Forma 2023”, na categoria de “Espaço Público”.

Tal como refere a Câmara do Porto, o projeto em questão é da autoria do arquiteto Nuno Abrantes. Nos trabalhos projetados pelo próprio, houve algumas etapas consideradas: pavimentação da faixa de rodagem e passeios, renovação de redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações.

No total, feitas bem as contas, esta empreitada resultou num investimento de 380 mil euros, por parte do município. Aparentemente, para além da utilidade das obras, é relativamente unânime a ideia de que se trata de um projeto de referência, na arquitetura.

O prémio destaca a criatividade em função do bem comum

Recorde-se que os Prémios Forma têm um objetivo muito bem definido: distinguir aquilo que de melhor é criado ao nível da construção. Posto isto, é tida em conta a forma como a arquitetura valoriza a paisagem e a qualidade de vida das pessoas. Tudo isto a somar às propriedades criativas do projeto, como refere a mesma fonte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quanto aos projetos escolhidos, estes desdobram-se por todo o território português. Acima de tudo, pretende-se algo singular e com qualidade inequívoca. Os resultados são apresentados no mês de maio, em Serralves.

Mais uma vez, a cidade do Porto está bem encaminhada para continuar a somar distinções à sua “sala de troféus”.

O anúncio dos resultados e cerimónia de entrega dos prémios está previsto para o mês de maio, em Serralves, que também acolherá uma exposição com os trabalhos dos finalistas.

Fotografia: DR Porto Ponto

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz