PUB
CMPorto

Há um mural com uma sopa de letras de expressões tripeiras para descobrir no Porto

Há um mural com uma sopa de letras de expressões tripeiras para descobrir no Porto

Com 420 caracteres, a sopa de letras é composta por palavras que Joana Hoje aprendeu no Porto. A artista, natural de Viseu, trouxe as memórias da sua infância com a sua avó para a Invicta e criou uma sopa de letras gigante na Rua da Restauração

«Joana cresceu em Viseu, a ver a avó fazer sopas de letras. Daquelas que se fazem de uma penada, daquelas que demoram mais tempo a terminar, daquelas feitas na horizontal, na vertical e as mais difíceis, as que têm palavras na diagonal, “que podem ser lidas de cima para baixo e de baixo para cima”», sendo que, ainda hoje, com 92 anos, a avô continua a ocupar os seus tempos livres com esse passatempo. “É como se, com isto, o meu projeto ‘Hoje’ brincasse com a intemporalidade, com o efémero”, afirma Joana Hoje, segundo a reportagem feita pela Ágora.

Nesta sopa de letras de 420 caracteres pode ver-se palavras como “molete”, “aloquete”, “bida” – «assim mesmo, com ‘b’» – e, na tentativa de preservar o mural “a tempo de a avó poder ver a dedicatória que lhe fez”, Joana acrescentou um QR Code que leva os curiosos a “uma sopa de letras virtual” para que possam concluir o desafio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No mesmo local é possível, ainda, ver a obra de mais seis artistas que decidiram, através de uma convocatória da empresa municipal Ágora, tornar este espaço “entre a parte alta da cidade e a marginal junto ao Douro” numa verdadeira “montra colorida de várias visões”, que pode ser apreciada por todos os que lá passam.

Fotografias: Rui Meireles e Andreia Merca / Ágora

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce