Na zona de Campanhã, mais concretamente na rotunda da Avenida 25 de abril, está a ser construído o Monumento ao Empresário. Recorde-se que o monumento estava na Boavista, mas teve de ser movido de lugar, devido às obras da metroBus.
Tal como informa o JN, o monumento em questão esteve cerca de 31 anos na Boavista. Depois das mais de três décadas na zona da Boavista, Campanhã prepara-se para receber a obra concebida por José Rodrigues.
Como referido anteriormente, a deslocação acontece devido às obras do metroBus que ligam a Casa da Música à Praça do Império. Sendo colocado num espaço mais amplo, o “Monumento ao Empresário” poderá ganhar, inclusive, um destaque maior.
Neste momento, é altura de trabalhos, mas o vislumbre da obra já é bem visível. Na base da mudança de local, estão as dimensões do próprio monumento. De acordo com o JN, este atinge os 18 metros de altura e coincide com o traçado do metrobus e alinhamento de faixas de rodagem.
Recorde-se que o metroBus irá ter um traçado diferenciado do resto do trânsito. Os veículos serão movidos a hidrogénio e serão uma forma de transporte público sustentável e de elevada eficiência.
Assim sendo, fica a questão: o que vai ser implementado no antigo lugar do “Monumento ao Empresário”? Como referiu a Câmara do Porto, em 2023, a resposta é simples: irão ser criados mais espaços verdes.