PUB
Recheio 2024 Institucional

Há um caso confirmado de coronavírus em Portugal

Há um caso confirmado de coronavírus em Portugal

A Ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhada da Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou esta segunda-feira de manhã que há um caso positivo por infeção do novo coronavírus, Covid-19, no Porto e um segundo a aguardar contra-análise (*).

O caso já confirmado é de um homem de 60 anos que esteve recentemente em Itália e cujos sintomas tiveram início a 29 de fevereiro. A sua situação é “estável”. A imprensa nacional avança tratar-se de um médico do Hospital do Tâmega e Sousa que esteve no norte de Itália a fazer férias e que ficou domingo à tarde internado no Hospital de Santo António, no Porto.

O segundo caso é também de um homem, de 33 anos, cujos sintomas tiveram início a 26 de fevereiro, refere o Sapo 24. O homem esteve a trabalhar em Espanha e apresentou sintomas ligeiros, tendo ficado internado no Hospital de São João, no Porto. O seu estado de saúde também é considerado “estável” e aguarda-se contra-análise dos resultados por parte do Instituto Ricardo Jorge.

A ministra da Saúde recomendou “vigilância ativa” para as pessoas que venham da áreas afetadas e que possam ter tido contacto com doentes. Estas devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24). Segundo adiantou Marta Temido, está a ser feito um reforço das linhas de saúde, no sentido de “garantir que as respostas são dadas o mais depressa possível”. A ministra admite, porém, que com um volume maior de procura “esses tempos possam trazer algumas demoras”.  O momento, disse, é de “preocupação” e  “cuidado”, mas “sem alarmes”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O novo coronavírus foi detetado em dezembro na China. Ao longo das últimas semanas, vários países europeus confirmaram os seus primeiros casos de coronavírus, entre eles a Espanha, França, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Estónia, Noruega, Áustria, Croácia, Suíça e Grécia.

De sublinhar que quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas – que incluem febre, dores no corpo e cansaço – deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-geral de Saúde.

(*) 16h02 – O segundo caso de infeção pelo novo coronavírus em Portugal testou positivo. A contra-análise realizada no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge já é conhecida e deu positivo, adianta o jornal Público.

YouTube player
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3