O Bairro C, localizado em Guimarães, foi escolhido pela Plataforma Europeia do Património como uma das 10 práticas locais inovadoras em cidades de toda a Europa.
Este reconhecimento destaca o papel exemplar do Bairro C na preservação do património cultural, enquanto impulsiona a transformação ecológica, digital e social da sociedade.
A seleção foi feita após uma fase aberta de candidaturas, onde 40 participações de 33 cidades e regiões europeias foram avaliadas com base no alinhamento com os temas transversais da plataforma e na inovação das iniciativas apresentadas.
O Bairro C, localizado entre Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride, é um projeto-piloto desenvolvido pelo município de Guimarães. Este projeto integra uma abordagem abrangente nos domínios da energia, mobilidade, resíduos e uso do solo, promovendo a mudança comportamental, inovação social, cultura, política, tecnologias verdes, finanças sustentáveis e novos modelos de negócio.
O Pacto do Cidadão para a neutralidade climática e os processos de cocriação são elementos fundamentais deste projeto, permitindo abordar as emissões em todos os seus domínios.
Fotografia: C.M.Guimarães