PUB
Recheio 2024 Institucional

Há três exposições imperdíveis no Museu da Cidade

Há três exposições imperdíveis no Museu da Cidade

A empresa municipal do Porto Ágora convida os portuenses e turistas a aproveitar o verão e, possíveis férias, para visitar algumas das exposições ainda patentes nos núcleos culturais do Museu da Cidade.

Entre as várias exposições o organismo reuniu três propostas que estão já nas últimas semanas de apresentação (termina a 11 de setembro). Todas têm entrada livre e podem ser visitadas de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h30.

A exposição «Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto», da autoria do geógrafo Álvaro Domingues e do arquiteto Ivo Poças Martins, é uma das opções. Esta seleção de documentos e registos “traça um retrato inovador da Rua de Mouzinho da Silveira, na baixa da cidade, do ano de 1872 até à atualidade”.

Segundo a empresa municipal, “da Ribeira a São Bento, a artéria acompanhou as grandes ruturas do seu tempo”, mas atualmente, “da Ribeira ao Aeroporto, há recentes centralidades numa nova urbanização em curso”. É, assim, nesta viagem do passado ao futuro que os visitantes embarcam, com documentos impressos e audiovisuais para consultar na Casa do Infante.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

«Do Planalto se Dobra a Montanha» faz também parte das sugestões da Ágora que afirma que o trabalho da artista, Maria Capelo, “aborda os dois tempos da paisagem: o geológico, lento e alheio à ação humana, e o presente, onde a fragilidade é uma das marcas dominantes”. A exposição pode ser visitada no Triplex, que fica dentro do Palacete Viscondes de Balsemão.

Também de Maria Capelo, «Vento Espesso» é a última exposição sugerida, desta vez, patente no Gabinete do Desenho da Casa Guerra Junqueiro. Esta mostra “é um dos reflexos da obra desenvolvida pela pintora nascida em Lisboa, mas neste caso sobre a dicotomia revelar/esconder. A partir de desenhos e pinturas, e tendo a árvore como denominador comum, explora-se a existência ou inexistência de determinado objeto, a sua materialidade e a sua clarividência”.

Foto: Museu da Cidade

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem