PUB
Recheio 2024 Institucional

Há novos murais para ver na Invicta

Há novos murais para ver na Invicta

Três artistas foram convidados para inovar três novos postos de transformação da Energias de Portugal (EDP). A iniciativa, integrada no Programa de Arte Urbana do Porto, visa dar uma nova vida à cidade e promover “a arte urbana a céu aberto”.

“São três visões diferentes”, anuncia o portal de notícias da autarquia. Através da arte, a cidade do Porto ganha vida.

Na Rua da Alegria, o ilustrador Francisco Fonseca usou “o casario tradicional, com as portadas e azulejos, pontuado com cores e linhas que caracterizam o seu trabalho”. Neste belíssimo mural, a tradição portuense é retratada e alegra as vistas de quem passa.

Já na Rua das Condominhas, o convidado foi o artista espanhol Zesar Bahamonte que, a par do trabalho que apresentar por toda a Península Ibérica, retrata caras humanas, com cores vibrantes, “em gestos que transmitem a união, a fusão, o encontro das pessoas num plano para além do óbvio”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

E quem passar pela Rua de Serpa Pinto, terá a sua noção de realidade desafiada. Parece uma “escultura incrustada numa parede”, dado “a minúcia e cuidado com que o desenho é traçado”, mas não é. O responsável pela arte surpreendente é Tomás Facio que “explora algumas das ideias associadas ao seu trabalho, com elementos tradicionais ligados ao trabalho e instrumentos que são, ainda hoje, utilizados”.

Ao todo, o Programa de Arte Urbana do Município do Porto já conta com “mais de uma centena de obras concluídas na cidade desde a sua implementação, com o propósito de dar espaço aos artistas para que, de forma totalmente livre, explorem os equipamentos e contribuam para uma visão cada vez mais colorida da cidade”.

Fotografias: Rui Meireles / Ágora / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem