Dois anos depois da última atualização feita no preço dos elétricos históricos do Porto, o valor deverá voltar a aumentar. Em causa, segundo informação avançada pelo Jornal de Notícias, estará o acréscimo de cinco para seis euros.
Segundo adianta, a proposta, que vai a reunião de Câmara na próxima segunda-feira, 12 de fevereiro, prevê que o título para duas viagens passa de sete para oito euros. Além disso, os bilhetes para dois dias sofrerão, também, um aumento: de 10 para 12 euros, no caso dos adultos, e de cinco para seis euros, em crianças.
“A proposta salvaguarda que todos os passes Andante, que incluam as zonas PRT1 e PRT2, continuam a ser válidos para o elétrico”, lê-se na nota divulgada que destaca o facto de os títulos comprados a bordo serem, maioritariamente, usados por turistas estrangeiros.
O JN assinala, ainda, que a procura por este meio de transporte continua a ser elevada, aproximando-se, inclusive, dos números registados no período pré-pandemia.
A procura em causa, sustenta, com base em informações oriundas da Câmara Municipal do Porto, concentra-se “nos mesmos períodos horários: entre as 11 e as 13 e entre as 14 e as 17 horas”, o que origina “lotações máximas nos veículos” e, consequentemente, “impede a utilização deste meio de transporte, como serviço público, por parte dos clientes locais”.
Foto: Filipa Brito