A UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto é o mais recente estabelecimento a integrar o programa municipal “Porto de Tradição”. O reconhecimento foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara, realizada na passada segunda-feira, anunciou a autarquia.
Segundo o comunicado divulgado, no seu portal de notícias, depois dos pareceres positivos da avaliação da equipa técnica e da audição da comissão de acompanhamento, “não houve pronúncias e a Junta de Freguesia onde se encontra localizada a UNICEPE também não levantou nenhum óbice a que a proteção fosse atribuída”.
Importante referir que o regulamento do “Porto de Tradição” estabelece, entre outros aspetos, como critérios de elegibilidade “a longevidade das lojas; a continuidade geracional na família ou empregados; a origem dos produtos comercializados; a existência de marca registada e produtos identitários; a viabilidade financeira; a arquitetura e imagem interior e exterior; o espólio/acervo; a notoriedade do estabelecimento para a história, arte e cultura da cidade”.
Ao todo são já 86 as lojas e entidades históricas na cidade protegidos pelo programa municipal “Porto de Tradição”, que tem como principal objetivo “preservar a identidade histórica do comércio da cidade”.