PUB
Recheio 2024 Profissional

Guimarães transforma-se num centro de dança contemporânea

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A cidade-berço de Portugal está prestes a receber a edição 2014 do GUIdance, festival internacional de dança contemporânea, que terá 15 espetáculos.

Durante duas semanas, Guimarães vai voltar a ser o ponto central da dança em Portugal. Entre os dias 6 e 15 de fevereiro, a cidade-berço vai dar as boas-vindas ao GUIdance, festival internacional de dança contemporânea, que trará na bagagem 15 espetáculos, repartidos entre o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade. A programação do evento promete diversidade: para além dos espetáculos de nomes incontornáveis da dança, como Clara Andermatt, Emanuel Gat ou Tiago Guedes, haverá também estreias absolutas assinadas por artistas emergentes, masterclasses e uma conferência. O CCVF servirá de palco às figuras consagradas; a Black Box pertencerá aos emergentes.
Segundo afirmou o coreógrafo e bailarino Rui Horta, “a dança contemporânea atravessa hoje, no nosso país, um momento notável de desenvolvimento e afirmação”, enriquecido por uma geração de novos criadores “inovadores e irreverentes, alicerçados na experimentação”. “Guimarães é uma cidade que gosta de Cultura e, muito em particular, de Dança. Isto significa estar ao lado dos criadores ao longo de todo o processo artístico e arriscar na co-produção das suas obras”, acrescentou. Na abertura do festival, haverá a estreia absoluta de “Matilda Carlota”, de Jonas Lopes, pelas 19h30, e o espetáculo “Fica no Singelo”, às 22h00, no Centro Cultural Vila Flor. Neste último trabalho, de Clara Andermatt, revelam-se rituais e celebrações, histórias e vozes de trabalho, que se vestem de terra e do suor de que são feitos os costumes. Inspirada no património tradicional português, a coreógrafa recorre à riqueza do passado transmitida através do folclore e dos bailes populares.
O preço dos bilhetes para o GUIdance 2014 varia entre os três e os dez euros, sendo que o passe para assistir aos 15 espetáculos desta edição custa 50 euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil