PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Guimarães candidata-se a Capital Verde Europeia

Guimarães candidata-se a Capital Verde Europeia

A cidade de Guimarães está a candidatar-se a Capital Verde Europeia 2025. Depois de ter apresentado uma primeira candidatura em 2017, alcançando o quinto lugar entre as 13 cidades concorrentes, a autarquia voltou a mostrar vontade de conseguir esta distinção.

O município afirma que ao longo deste anos “continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território” através de diferentes projetos. Destaque para o compromisso com a neutralidade climática e para os zero resíduos, a aposta da educação ambiental através do PEGADAS, os projetos estruturantes das Ecovias ou as bacias de retenção.

O foco está agora nas metas a atingir nos sete indicadores de sustentabilidade: qualidade do ar, ruído, água, natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, alterações climáticas, mitigação e, ainda, adaptação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para o presidente da Câmara, Domingos Bragança, “esta candidatura demonstra uma grande maturidade e deixa evidente o sucesso dos inúmeros projetos na transformação do território e do cidadão. Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural pode ser, também, uma cidade verde”.

A lista com as cidades finalistas para o reconhecimento como Capital Verde Europeia 2025 será conhecida no próximo mês de junho e a cidade vencedora será anunciada em outubro. Guimarães em caso de vitória, será a segunda cidade portuguesa premiada, depois de Lisboa ter recebido o título em 2020.

Foto: Município de Guimarães

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem