PUB
Recheio 2024 Institucional

Guimarães 2013 cria Centro de Deteção de Talento Desportivo

Guimarães 2013 cria Centro de Deteção de Talento Desportivo

O projeto surge da articulação entre 14 agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães e nove clubes de diferentes modalidades da região, nomeadamente, Vitória SC, Moreirense, Piratas de Creixomil, Xico Andebol, Jovens Unidos num Ideal, Guimarães Rugby Union Football Club, GD “Os Unidos do Cano”, CCR Fermentões e CART – Centro de Atividades Recreativas Taipense.
Durante uma primeira fase, o centro pretende encontrar crianças e jovens, na faixa etária entre os 5 e os 14 anos, com aptidões para a prática de futebol, futsal, voleibol, basquetebol, andebol, atletismo, râguebi e desportos de combate. A Guimarães 2013 visa, assim, “descobrir atletas com elevadas qualidades de ordem física, técnica e psicológica numa determinada modalidade desportiva”. O processo de identificação do talento desportivo do atleta é efetuado pelo respetivo professor de educação física que, depois, entra em contacto com o coordenador técnico do Centro de Deteção de Talento Desportivo (CDTD) para o mesmo se deslocar à escola. Ainda antes de abordar o aluno e os encarregados de educação, é solicitado um parecer sobre as aptidões do atleta por parte de um técnico especializado na modalidade em questão.
Na fase seguinte, já depois de inseridos no clube, os atletas são sujeitos a um período de avaliação que terá a duração mínima de três meses e máxima de seis (ou até final da época desportiva). Ao longo dessa fase, a gratuitidade da prática desportiva está garantida. Terminado o processo de avaliação, a associação desportiva tomará a decisão de integrar, ou não, o atleta no seio do clube.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem