A segunda edição do seminário “Artes e Comunidades – Encontros” vai decorrer no CCVF de 23 a 25 de novembro – das 19h00 às 22h00, no dia 23, e das 9h00 às 19h00, nos dias 24 e 25. A iniciativa estará dividida em três momentos: um dedicado ao tema “Continuidades e Ruturas”, com Augusto Seabra; outro a “Artista (A)venturoso procura Comunidade”, com Luís Costa, e um último sobre “O Núcleo do Dirceu e o projeto 1000 Casas”, com Marcelo Evelin.
De acordo com a organização da CEC, “cada um dos três momentos sugere o debate sobre diferentes formas de interseção entre a prática artística e o meio circundante e o modo como a sociedade contemporânea condiciona e enriquece as intervenções culturais, nas mais diversas valências”.
O coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin, cuja atividade se divide entre a Europa e o Brasil, levará ao evento, enquanto coordenador, o emblemático – e internacionalmente reconhecido – caso do Núcleo Dirceu em Teresina, estado do Piauí. “Partindo do pressuposto que esta dita região do Brasil conserva uma certa aridez para a prática artística, o trabalho do Núcleo do Dirceu foca principalmente a criação de mercado e público para a arte contemporânea, formação de novos criadores, através da ampliação de seu repertório de habilidades. O coletivo é formado por cerca de 20 profissionais entre bailarinos, atores, músicos, produtores, artistas visuais e coreógrafos”, esclareceu a organização da Guimarães 2012.
Quinta-feira 22 Novembro, 2012