Sabor do mês PD - peixe

Grupo Jerónimo Martins inaugura “Centro Incluir” no Norte

Grupo Jerónimo Martins inaugura

O Grupo Jerónimo Martins vai inaugurar esta sexta-feira, dia 15, o seu segundo Centro Incluir. Localizado em Salgueiros, este Centro, tem como “objetivo recrutar, formar e desenvolver pessoas com deficiência ou incapacidade e, assim, potenciar o seu acesso ao mercado de trabalho”.

Segundo a nota de imprensa, o Centro Incluir do Grupo Jerónimo Martins “funciona com base numa metodologia inovadora de formação e desenvolvimento, customizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do Grupo”.

A primeira fase da formação tem a duração de duas semanas e decorre em sala, “com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do Centro onde foi construída uma loja-escola”.

Na segunda fase, a formação, de dez semanas, será “prática em contexto de trabalho, com o suporte de tutores – colaboradores responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de cada formando no local de trabalho – e da equipa de Inclusão”. Concluídas estas fases, os formandos deverão estar prontos para serem contratados pelas Companhias do Grupo.

A Chief People Officer do Grupo Jerónimo Martins, Marta Maia, afirma que “a ideia do Centro Incluir surgiu da nossa experiência com o Programa Incluir que tem como objetivo a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho e que, desde 2015, já nos permitiu criar mais de 800 oportunidades. Em 2022, no eixo das pessoas com deficiência, foram criadas 156 oportunidades de trabalho”.

O Centro Incluir “foi construído de raiz tendo em consideração os vários tipos de deficiência: sinalética e fonte de letra escolhidos para facilitar a leitura por parte de quem tem baixa visão ou dislexia, planta táctil e transcrição de texto para braille, para pessoas cegas, código de cor para daltónicos e auscultadores para maior conforto das pessoas com autismo, são alguns exemplos”, frisa o documento.

De modo a reforçar a cultura de inclusão na sociedade em geral, “o Centro Incluir de Salgueiros é um espaço aberto à comunidade, que poderá ser visitado mediante agendamento prévio através do e-mail [email protected]”. Terá ainda uma programação de conferências e debates, e exposições rotativas de arte feita por pessoas com deficiência.

O Centro Incluir de Salgueiros está já a receber candidaturas através da plataforma Candidaturas Programa Incluir e do e-mail acima referido. As primeiras turmas começam a formação já na próxima semana, dia 18 de julho.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes