Philips

Grupo de arquitetura portuense projeta residência de estudantes no Monte Pedral

Grupo de arquitetura portuense projeta residência de estudantes no Monte Pedral

O grupo de arquitetura portuense, MASSLAB, foi escolhido para desenhar a futura residência de estudantes que vai nascer no antigo Quartel do Monte Pedral. O projeto vai reconverter e ampliar o atual edifício, um espaço com cerca de 5.000 m2.

A empresa confessa, em comunicado, que esta decisão será “compromisso com a cidade”, representativo da vontade do escritório e da Câmara do Porto de “colmatar as carências e necessidades de habitação e de residências estudantis no Porto”. O desenho será executado pela equipa de engenharia MOQ.

“O concurso público para projeção do alojamento estudantil, um investimento municipal entre os 6 e os 6,5 milhões de euros, está inserido no projeto de habitação acessível que o município tem para aquele espaço, que prevê, também, a construção de cerca de 330 fogos”, revela a autarquia.

O escritório de arquitetura apresentou a proposta de “transformar o Monte Pedral num Arquipélago em plena cidade”, ou seja “um conjunto de «ilhas» que estruturam a malha urbana e onde a relação de proximidade prioriza o espaço que será preenchido pelo tempo e pelas pessoas”.

No total, serão investidos cerca de 63 milhões de euros no antigo Quartel do Monte Pedral, um terreno que o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, considera “a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.

Foto: Arquivo

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem