
Os períodos do Natal e Ano Novo vão ser afetados por uma nova greve da CP – Comboios de Portugal, principalmente no dia 23, sexta-feira, e dia 26, segunda-feira, visto que foi decretada uma paralisação de 24 horas.
Segundo o jornal Eco foram apenas fixados serviços mínimos para 25% das viagens programadas nos dias 23, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro, sendo que os efeitos da greve serão também sentidos a 22, 24, e 27.
Entre 23 de dezembro e 2 de janeiro decorre ainda uma paralisação às horas extraordinárias e todos os serviços da CP serão afetados pelo protesto.
Estas greves foram decretadas por várias entidades, como a Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB) e o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários (STF).
Os motivos têm que ver com a “atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda do poder de compra” ao longo de 2022, a “atualização do subsídio de alimentação”, o “fim da discriminação entre trabalhadores” e “entre sindicatos” além do “cumprimento do Acordo de Empresa em vigor”.
A empresa de transporte deve publicar, nos próximos dias, a lista de comboios abrangidos pelos serviços mínimos. Os passageiros que já tenham comprado bilhete para comboios intercidades, alfa pendular, regionais e interregionais poderão pedir o reembolso ou a revalidação das viagens, sem qualquer custo.