Junta da Galiza

Grande Porto recebe Festival de Órgão e Música Sacra

Grande Porto recebe Festival de Órgão e Música Sacra

Arranca esta quinta-feira, dia 13, o FIOMS – Festival Internacional de Órgão e Música Sacra. Esta nova edição irá decorrer até dia 6 de novembro e passará nos concelhos do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Felgueiras e Oliveira de Azeméis.

No total serão 30 concertos, quatro master classes e uma conferência, envolvendo mais de 100 intérpretes nacionais e internacionais. “Os concertos vão ser realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas da região (com entrada gratuita) e na Casa da Música”, revela a nota de imprensa.

Na programação estão também incluídos concertos para crianças entre os três e os treze anos de idade, em parceria com os estabelecimentos de ensino.

Outros destaques da programação são os concertos realizados nos órgãos históricos que, este ano, incluem os instrumentos recentemente restaurados da Igreja de Santa Clara, no Porto, e os monumentais órgãos históricos dos Mosteiros de Arouca e Pombeiro, Felgueiras.

O FIOMS surgiu em 2021, em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli