PUB
Recheio 2024 Institucional

Grande aposta do Norte 2020 é a qualificação do emprego

Grande aposta do Norte 2020 é a qualificação do emprego

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Para o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, “a qualificação do emprego pode ser um modelo de suporte da resolução do problema do emprego que é provavelmente o maior dos desafios na região”.

À margem da conferência “Lições do ‘Novo Norte’, que decorreu hoje em Vidago, Emídio Gomes destacou que a qualificação do emprego é a grande aposta do Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, e que essa será a forma de solucionar aquele que é o “maior desafio da região”, o desemprego.
O Programa Operacional Regional do Norte conta com 10 eixos prioritários num total de 3,4 milhões de euros, estando cerca de 1,8 milhões – ou seja 53% – destinados para quatro eixos focados na dimensão da qualificação do emprego.
Para o também gestor do programa regional ON.2, que termina este ano, a resolução do desemprego na região passa pelo “reforço da economia e da competitividade das empresas” e por uma “maior exigência ao nível da qualificação do emprego e não só do emprego qualificado”.
Emídio Gomes espera que o Norte seja “exemplar” naquele que é o grande desafio do Norte 2020 de conseguir “melhores empresas” para ter “mais e melhor emprego e mais e melhor país”.
Com uma verba de 1.26 milhões de euros, o segundo eixo prioritário do programa é dedicado à competitividade de pequenas e médias empresas, seguindo-se o oitavo eixo, dedicado à educação e aprendizagem ao longo da vida, com 436 mil euros, e o primeiro, de investigação e desenvolvimento, com 403 mil euros.
A apresentação pública do programa 2020 pelo executivo de Pedro Passos Coelho está agendada para o dia 13 de fevereiro, no Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile