PUB
Recheio 2024 Institucional

Graffiti no ISPUP quer alertar população para a importância do teste ao VIH

Graffiti no ISPUP quer alertar população para a importância do teste ao VIH

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Um painel com um graffiti foi esta quarta-feira inaugurado no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) para alertar a população para a importância de fazer o teste ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), iniciativa que se enquadra nas comemorações da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, em curso até sexta-feira.

De acordo com os responsáveis, a ideia foi juntar o útil ao agradável e apostar num graffiti numa fachada do edifício, localizado em plena baixa do Porto, que dê vida a uma parede muitas vezes vandalizada e que, simultaneamente, apele à realização do teste ao VIH.
Para o autor da obra, André Ferreira, finalista do curso de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto, há uma importância nas “interações deste género com a população, dado que as pessoas têm medos/preconceitos/indisposição em relação ao teste e esta pode ser uma boa forma para, de um modo pouco invasivo, fazer com que as pessoas se predisponham a fazer o teste”. Atualmente, pelo menos um em cada três dos 2,5 milhões de pessoas que vivem com VIH na Europa não sabem que são VIH positivo. Metade das pessoas que vivem com o VIH são diagnosticadas tardiamente, o que atrasa o acesso ao tratamento.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem