Está previsto que a linha de Leixões abra a passageiros, ainda este ano. A intenção é dada pelo Governo e o projeto inclui “dois novos apeadeiros, um deles na zona da Asprela”, a fim de “permitir um interface pela superfície” junto à estação da Linha Amarela do Metro do Porto.
“É um prazo plausível, sim, conseguir fazer isso em 2024. A instalação de plataformas nem sequer é o principal constrangimento, há outros tipos de constrangimentos”, afirmou Frederico Francisco, secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, à Lusa, de acordo com o Porto Canal.
Segundo o governante, sendo o objetivo abrir ainda este ano, “não será possível fazer investimentos” para construir “interfaces puros” com ligações ao metro. No entanto, avança que “é uma solução” criar “dois novos apeadeiros, um deles na zona da Asprela, suficientemente perto da linha D do Metro do Porto para permitir um interface pela superfície”, num serviço que poderá ter “um ou dois comboios por hora”.
Frederico Francisco adiantou que o “projeto de modernização da linha de Leixões” relativamente ao transporte de mercadorias não foi adaptado para evitar “um atraso significativo” e o “aumento de custos”.
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