PUB
Recheio 2024 Profissional

Governo “abriu uma porta de cooperação institucional” à AMP, diz Hermínio Loureiro

Governo

Os autarcas da Área Metropolitana do Porto estiveram reunidos com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, para discutir os próximos fundos comunitários, num encontro de “balanço positivo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Hermínio Loureiro, defendeu esta quinta-feira que o Governo “abriu uma porta de cooperação institucional” aos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito da preparação dos próximos fundos comunitários. No final de um encontro, realizado no Porto, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, o responsável afirmou que, tendo em conta o modelo de gestão que está a ser construído, o organismo que lidera e as autarquias “terão oportunidade de fazer chegar, aos locais próprios e nos momentos certos, os seus planos estratégicos”. “Acima de tudo, foi-nos aberta uma porta de cooperação institucional que eu considero irrepreensível”, notou. Herminínio Loureiro referiu ainda que, com esta reunião, os presidentes das câmaras da Àrea Metropolitana puderam concluir que “esta é a última oportunidade que o norte, em geral, e a AMP, em particular, tem para procurar melhorar os índices de competitividade e afastarem-se dos índices de convergência que o caracterizam”. As informações concedidas sobre o banco de fomento também terão tranquilizado os autarcas, tendo Hermínio Loureiro sublinhado que, “mais do que a sede, a operacionalidade desse instrumento decisivo, quer para as empresas quer para as autarquias, terá vida na cidade” do Porto.

A reunião, realizada esta quinta-feira, decorreu na sequência de um conjunto de encontros que Castro Almeida tem em agenda com autarcas, a propósito das prioridades de investimento nas candidaturas aos fundos comunitários até 2020.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem